praça Juscelino Kubitschek em São Caetano do Sul

São Caetano do Sul: Conheça a história de uma das melhores cidades do Brasil

 

Apesar de ter sido fundada em 1877, a história de São Caetano do Sul começa muito antes disso. Quer saber como? Embarque com a gente nessa viagem do tempo e conheça a origem de uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

vista aérea da cidade de São Caetano do Sul

Vista aérea de São Caetano do Sul, Foto IBGE

 

Você sabia que antes de se tornar a cidade maravilhosa que todos nós conhecemos, São Caetano já foi uma fazenda? A fazenda de São Caetano foi fundada pelos frades da Ordem de São Bento em meados de 1631, quando receberam a doação das terras de Tijucuçu do capitão Duarte Machado e mais tarde (1671) do bandeirante Fernão Dias Paes Leme. 

Pausa para uma curiosidade: o nome da fazenda São Caetano escolhido pelos frades beneditinos foi em homenagem ao Santo da Divina Providência, que era reverenciado pela Ordem de São Bento.

Continuando nossa viagem, a fazenda ficou sob administração dos frades beneditinos até 1759, quando foram expulsos pelos Portugueses. Eles foram responsáveis por construir a capela que, posteriormente, ficaria conhecida como Paróquia de São Caetano, um marco da cidade.

igreja matriz de São Caetano do Sul

Igreja Matriz São Caetano, Foto IBGE

 

Somente a partir de 1877, tivemos a retomada do desenvolvimento da fazenda criada pelos beneditinos através do Núcleo Colonial criado pelo Império Brasileiro, que trouxe os imigrantes italianos.

Em 1947 se deu início a busca pela autonomia do município pela Sociedade Amigos de São Caetano, que até então fazia parte do distrito de Santo André. A emancipação foi conquistada em 1949 quando Adhemar de Barros, governador de São Paulo na época, homologou a criação da antiga fazenda em município.

Saiba mais

praça Juscelino Kubitschek em São Caetano do Sul

Praça Juscelino Kubitschek em São Caetano, Foto IBGE

 

Depois disso, São Caetano do Sul não parou de crescer e hoje possui o melhor IDH do Brasil, conquistou o 5º lugar no ranking de Educação, além de também ser considerada a cidade mais segura do país.

Se qualidade de vida é um dos quesitos mais importantes para você ao procurar moradia, São Caetano do Sul é a cidade perfeita!

chaves da casa própria

Foto Pixabay

 

A Viana Negócios é uma imobiliária com mais de 45 anos de experiência no mercado e conhece São Caetano do Sul como nenhuma outra. Nossos profissionais se colocam à disposição para te ajudar a encontrar o imóvel ideal e realizar o sonho da casa própria em uma das melhores cidades do Brasil. 

Entre em contato agora mesmo e veja opções de casas e apartamentos para alugar ou comprar em São Caetano do Sul!