Uma das melhores cidades do Brasil para se viver, São Caetano do Sul tem uma história que começou em meados do século 17. Município com melhor IDH do Brasil, passou de antiga fazenda para uma cidade inovadora, com conquistas que resultam em qualidade de vida para sua população. Continue com a leitura para conhecer a história de São Caetano do Sul e outras informações interessantes sobre o lugar.

O que você encontrará neste artigo:

São Caetano do Sul apresenta inúmeros benefícios, que fazem dela uma das melhores cidades do país para morar. Qualidade de vida, com o IDH (índice de desenvolvimento humano) mais alto do país, e destaque também em rankings nacionais que avaliam segurança, educação e sustentabilidade, revelam que o município que integra o Grande ABC, na Região Metropolitana de São Paulo, tem muito a oferecer.

Conheça mais da história de São Caetano do Sul a seguir.

História de São Caetano do Sul 

Apesar de ter sido fundada em 1877, a história de São Caetano do Sul começa muito antes disso, quando suas terras ainda eram uma fazenda. A fazenda de São Caetano foi fundada pelos frades da Ordem de São Bento, em meados de 1631, quando receberam a doação das terras de Tijucuçu, do capitão Duarte Machado, e mais tarde (1671), com a doação de 500 braças de terra aos beneditinos pelo bandeirante Fernão Dias Paes Leme. 

Por que São Caetano do Sul tem esse nome?

O nome da fazenda São Caetano foi escolhido pelos frades beneditinos em homenagem ao Santo da Divina Providência, que era reverenciado pela Ordem de São Bento.

A fazenda ficou sob administração dos frades beneditinos até 1759, quando esses foram expulsos pelos portugueses. Eles foram responsáveis por construir a capela que, posteriormente, ficaria conhecida como Paróquia de São Caetano, um marco da cidade.

Somente a partir de 1877 houve a retomada do desenvolvimento da fazenda criada pelos beneditinos, por meio do Núcleo Colonial formado pelo Império Brasileiro, que trouxe os imigrantes italianos. 

Quem fundou São Caetano do Sul?

São Caetano do Sul foi fundada em 28 de julho de 1877, por imigrantes italianos que formaram o Núcleo Colonial criado pelo Império Brasileiro.

Em 1947 teve início a busca pela autonomia do município, por meio da Sociedade Amigos de São Caetano, que até então fazia parte do distrito de Santo André. A emancipação foi conquistada em 1949, quando Adhemar de Barros, governador de São Paulo na época, homologou a criação do município.

Perfil de São Caetano do Sul

Depois disso, São Caetano do Sul não parou de crescer e de se desenvolver. Com 162,7 mil habitantes – estimativa do IBGE em 2021 -, tem a economia baseada nos setores industrial e automotivo, comércio e serviços. Entre as principais indústrias da cidade estão o terminal da Petrobras e a unidade da General Motors do Brasil.

São Caetano também já esteve no topo do ranking como a melhor cidade para se investir em negócios no Brasil. Além do melhor IDH do país e da completa infraestrutura, a desburocratização para abertura de empresas, o estreitamento com as universidades locais, a localização privilegiada e a expansão da rede hoteleira estão entre os fatores que contribuíram para o título.

Curiosidades de São Caetano do Sul

Conheça a seguir algumas curiosidades sobre a cidade de São Caetano do Sul.

Festa Italiana de São Caetano

A Festa Italiana de São Caetano teve sua 29ª edição em 2022. O evento, que promove a cultura da Itália, contou com barracas gastronômicas e show musicais, que aconteceram no Parque Municipal Província de Treviso. É uma das festas temáticas de rua mais tradicionais do estado de São Paulo e ocorre durante os sábados e domingos de agosto.

Fábrica de chocolates Pan

São Caetano também é sede da fábrica de chocolates Pan, nacionalmente conhecida pelos cigarrinhos de chocolate – produto substituído pelo chocolápis. Em funcionamento desde 1935, a fábrica recebe excursões de crianças e adultos para conhecerem a produção e provarem os principais produtos da marca.

Berço de campeão

Entre as personalidades naturais de São Caetano do Sul está o ginasta Arthur Zanetti. Campeão olímpico e mundial na modalidade de argolas, foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na ginástica artística.

Morar em São Caetano do Sul

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história e o perfil de São Caetano do Sul? Se você pretende morar na cidade, conte com a Viana.

A Viana Negócios é uma imobiliária com mais de 45 anos de experiência no mercado e conhece São Caetano do Sul como nenhuma outra. Nossos profissionais se colocam à disposição para te ajudar a encontrar o imóvel ideal e realizar o sonho da casa própria em uma das melhores cidades do Brasil. 

Somos referência em venda e locação de imóveis na região do ABC e temos tradição em lançamentos imobiliários em São Caetano. Contamos com uma equipe de profissionais especializados no mercado imobilliário e com os melhores imóveis para quem deseja morar ou investir. Também prospectamos áreas para sua empresa ou empreendimento. 

Outro diferencial da Viana, para quem pretende alugar um imóvel em São Caetano do Sul, é a facilidade do aluguel sem fiador, com opções de garantia locatícia como CredPago e Seguro Fiança (Porto Seguro) e a plataforma digital ZAPWay+, que viabiliza todo o processo digital: aprovação de cadastro, contratação de garantia locatícia e assinatura eletrônica do contrato de locação, com agilidade e segurança.

Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h30. Venha conversar com a gente!

Fundador e presidente da Viana, possui um respeitável portfólio com mais de 700 empreendimentos comercializados, além da venda e locação de milhares de imóveis de terceiros.