Um homem e uma mulher apertando as mãos

A locação built to suit, também conhecida como locação BTS, é voltada a atender necessidades específicas do inquilino que busca um aluguel a longo prazo. A modalidade possibilita a locação de um imóvel sob demanda, ou seja, que será construído ou receberá melhorias para atender exclusivamente ao cliente, que são geralmente empresas, indústrias ou empreendimentos comerciais. Confira neste post como funciona esse tipo de locação personalizada.

Neste artigo, você encontrará:

 

Locação built to suit

É comum que negócios dos mais variados segmentos apresentem necessidades próprias quando se trata do espaço físico para funcionar. Indústrias podem precisar de um imóvel com estrutura diferenciada, assim como empresas, empreendimentos comerciais ou escritórios podem projetar um espaço com determinadas características de layout e design, a fim de oferecer um atendimento customizado a seus clientes.

Com base nisso, a locação built to suit surge como uma alternativa que vem ganhando espaço. De um lado, facilita para o inquilino, que já entra no imóvel personalizado e pode ter o custo das obras diluído no valor do aluguel. De outro, permite ao proprietário firmar contratos mais longos e evitar a vacância.

Continue com a leitura para entender melhor como funciona esse conceito de locação não residencial.

O que é built to suit?

O termo “built to suit” significa “construído para servir”, em tradução livre do termo em inglês. A ideia da modalidade é justamente essa. É realizada uma construção ou uma reforma no imóvel que se pretende alugar, de acordo com a necessidade ou desejo expresso pelo inquilino.

um homem e uma mulher apertanto as mãos em frente a uma janela

Em alguns casos, o imóvel pode ser adquirido por um investidor para esse fim específico. Assim, o proprietário irá garantir os ajustes previstos com a finalidade de obter a locação imobiliária.

Locação built to suit: lei

O modelo começou a ser adotado no Brasil na década de 1990, mas somente em 2012 foi regulamentado. Isso aconteceu por meio da Lei Federal n. 12.744/12, que alterou parcialmente a Lei do Inquilinato, incluindo “a locação nos contratos de construção ajustada” e respaldando o proprietário. 

Entre as determinações válidas para a modalidade estão:

  • O proprietário deverá receber a somatória do valor do aluguel e dos custos com as obras e reformas realizadas;
  • O proprietário só poderá retomar o imóvel ao fim do contrato;
  • Ambas as partes podem renunciar ao reajuste do valor do aluguel durante todo o período do contrato.

Built to suit: como funciona

Ao buscar uma imobiliária com interesse no contrato built to suit, o primeiro passo será identificar as necessidades e enumerá-las. Com base nisso, um ou mais imóveis com essa possibilidade podem ser apresentados. 

Normalmente, serão solicitadas informações referentes a características do imóvel, como metragem, estrutura e localização. Além disso, o interessado deve deixar claro quais projetos deseja desenvolver no imóvel.

A partir daí, também serão negociadas as condições do contrato, como a duração e o parcelamento do valor referente às obras. 

Como é definido o valor de aluguel de um built to suit?

Por possuir cálculos mais complexos, o contrato built to suit considera todos os aspectos relacionados ao imóvel, como área do terreno, tamanho da construção, localização, somados aos custos das obras ou reformas na estrutura. O parcelamento desses custos será diluído no valor do aluguel. Assim, quanto maior o período da locação, menor poderá ser o valor do aluguel cobrado.

Vantagens do built to suit

O contrato de locação built to suit é considerado vantajoso para ambas as partes: proprietário e inquilino. Para quem está alugando, entre os benefícios está a facilidade de obter um imóvel nos moldes que deseja com custo menor do que se fosse assumir a obra ou construção. E, normalmente, não há necessidade de fazer modificações no espaço no momento de deixar o imóvel.

Dessa maneira, os custos de personalização do local serão parcelados e será possível investir mais no próprio negócio.

Já para o proprietário, além das vantagens citadas anteriormente – imóvel alugado por longo prazo e evitar a vacância -, está também a possibilidade de aplicar recursos em um imóvel que já possui a garantia de um contrato de locação, possibilitando assim retorno do investimento. Além da rentabilidade garantida, há também a possibilidade de renovação do contrato.

Locação built to suit com a Viana

Se você está interessado nesse tipo de locação em São Caetano do Sul e região, fale com a Viana. Também atuamos com esse tipo de contrato e podemos, junto com você, encontrar a melhor oportunidade para o seu negócio. 

Nossos especialistas no mercado imobiliário conhecem a região com profundidade e podem buscar o imóvel ideal para os seus projetos. Entre as vantagens de contar com a Viana está equipe com larga experiência na área, agilidade para encontrar o imóvel, profissionalismo e transparência em todas as etapas do processo.

Uma mulher com roupas sociais utilizando um notebook. Há os dizeres "Quer saber mais sobre a locação built to suit? Fale com a Viana"

Fundador e presidente da Viana, possui um respeitável portfólio com mais de 700 empreendimentos comercializados, além da venda e locação de milhares de imóveis de terceiros.