São Caetano do Sul, em São Paulo, é conhecido nacionalmente como um dos municípios com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Segurança pública, saúde, educação, transporte público, estão entre os mais eficientes e são fatores que atraem pessoas em busca de boa qualidade de vida.
Sua proximidade com a capital paulista – está a apenas 11 km da Praça da Sé – atrai pessoas que querem comodidade, mas não gostam de perder muito tempo nos deslocamentos. Além disso, São Caetano do Sul tem muitos parques e áreas verdes, praças, áreas de lazer, comércio abundante, escolas, hospitais e muitos serviços essenciais para quem mora ou trabalha na região.
Quando se fala em qualidade de vida de uma cidade, vários fatores entram na contagem para estabelecer se o que ela oferece é um bom índice ou não. Veja alguns indicadores que fazem de São Caetano do Sul uma das cidades com melhores índices de qualidade de vida.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um indicador que mede a qualidade de vida de uma cidade que envolve a longevidade, a qualidade de vida dos moradores e o acesso aos serviços básicos oferecidos, como educação, saúde da população e saneamento básico. Com um IDH de 0,862, o índice de São Caetano do Sul é um dos maiores do país e supera outras cidades vizinhas que formam o ABC Paulista (Santo André e São Bernardo do Campo).
Na questão de segurança pública, São Caetano do Sul também apresenta bons índices, sendo considerada uma das mais seguras da Grande São Paulo. Em 2021 foi considerado um dos municípios mais seguros do Brasil (Fonte: Ranking Connected Smart Cities). Em 2024 houve queda nos casos de roubo, furto e roubo de veículos em relação ao ano anterior. A Guarda Civil Municipal é atuante e câmeras de monitoramento nos principais pontos estratégicos da cidade ajudam a fiscalizar a movimentação nas ruas.
No Ranking de Competitividade dos Municípios produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no quesito educação, São Caetano do Sul ficou em 2º lugar como a cidade com mais de 80 mil habitantes que tem a melhor educação no Brasil. O ranking analisou diversos indicadores baseados em dois pilares principais: o acesso e a qualidade de ensino.
O acesso à educação de qualidade, principalmente na rede pública, é uma preocupação dos gestores do município, por isso, há um investimento contínuo em planejamento, investimento em estrutura física, formação e valorização dos professores, educação tecnológica e nutricional são fundamentais para sua posição de destaque.
Os investimentos em educação não param. Em 2022 foi criado o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria, que reúne duas novas escolas, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos e a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti, que contam com ginásio poliesportivo coberto, duas quadras descobertas, playground, sala de artes, de dança, de música, sala de Lego e sala maker equipada com ferramentas e impressoras 3D.
A mesma concepção de complexo educacional está sendo feito no Bairro Mauá que contará com três prédios. Juntas, as novas unidades educacionais criaram 600 novas vagas com ensino em período integral.
No ensino superior, a cidade abriga a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), a maior universidade do município com campus espalhados por diversos bairros: Barcelona, Centro (3 unidades), Santo Antônio (2 unidades). A USCS oferece cursos diversos entre ensino médio (colégio), cursos livres, técnicos, graduação (presencial e a distância) e pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado).
São destaques também, o Instituto Mauá de Tecnologia, referência nacional nos cursos de Engenharia e nas proximidades tem ainda a Fundação Santo André, que apesar de estar no município vizinho, é uma instituição próxima e com fácil acesso.
Entre os programas educacionais inovadores, a cidade promove a “Escola 100% Digital” com o propósito de modernizar o aprendizado por meio de ferramentas tecnológicas. Tem ainda o Programa de Tempo Integral que visa oferecer atividades extracurriculares para completar o aprendizado do ensino regular.
São Caetano conta com uma eficiente rede de transporte coletivo. Suas linhas percorrem todo o município e algumas interligam com as cidades do ABC Paulista e também São Paulo. Desde novembro de 2023, os ônibus têm tarifa zero, ou seja, o transporte dentro do município é gratuito.
Uma novidade que está em construção é o BRT-ABC, um sistema rápido de ônibus elétricos que ligará as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. A operação do BRT-ABC está prevista para o início de 2026 e contará com 16 paradas com expectativa de transportar 173 mil passageiros por dia.
Por São Caetano do Sul ainda passa a linha 10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que faz uma ligação com São Paulo e outros municípios da Grande São Paulo (Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Para quem se desloca de carro pode contar com avenidas que fazem a mesma ligação entre os municípios como a Avenida dos Estados e a Rodovia Anchieta.
O investimento na infraestrutura no município ao longo dos anos transformou São Caetano do Sul em uma das melhores cidades para viver e trabalhar em todo o país. Vamos destacar alguns pontos importantes a seguir.
Em matéria de área verde, São Caetano do Sul é um sucesso. Seus mais de 300 mil m² distribuídos entre parques, praças e espaços de lazer proporcionam muito contato com a natureza. Entre os principais parques que atraem muitos visitantes estão: Parque Chico Mendes que conta com grande área arborizada, lagos, espaço para crianças, trilhas e pistas de caminhada; e ligada a ele por uma passagem subterrânea, temos o Parque Catarina Scarparo D’Agostini com pista de corrida, lago e um palco para apresentações artísticas.
Outro destaque é o Parque Linear Kennedy, projeto ambicioso que está em construção e terá 60 mil m² e a entrega está prevista para o final deste ano. Será um complexo multifuncional com ampla área verde, pista de skate, quadras poliesportivas, chafariz interativo, palco para eventos, espelho d’água, lanchonetes, lojas de convivência e abrigará o novo mercado municipal de São Caetano do Sul. Terá ainda, uma passarela ligando o parque, a Cidade das Crianças e o Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho.
A grande profusão de áreas verdes, ruas arborizadas, praças e espaços de lazer, proporciona um contato com a natureza para os moradores que poucas cidades podem oferecer. É possível praticar atividades físicas, respirar ar puro, levar a família para se divertir e as crianças podem correr e brincar à vontade nos parques.
A saúde pública e privada é um dos pontos fortes do município. Instituições como o Hospital Beneficiência Portuguesa (privado) e o Hospital Municipal Maria Braido (público) são destaques e reconhecidos por sua eficiência e qualidade de atendimento.
Não podemos deixar de citar o Hospital São Luiz, da Rede D’Or, inaugurado em 2017. É o primeiro da rede construído em São Paulo, no Espaço Cerâmica em São Caetano do Sul, possui 37 mil metros quadrados, 15 andares e 294 leitos prontos.
A ampliação da rede das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos últimos anos passou a oferecer mais opções para a população, principalmente para as de baixa renda. Juntamente com o investimento em novas UBSs, a saúde preventiva também teve atenção especial.
O comércio local nas ruas de São Caetano do Sul é bastante vibrante. Bairros como o Santa Paula, a Avenida Visconde de Inhaúma com seu tradicional e agitado comércio na Vila Gerty, e o bairro Central da cidade reúnem todos os tipos de estabelecimentos. Bancos, supermercados, lojas diversas, bares, lanchonetes e restaurantes podem ser encontrados em diversos bairros, mas principalmente nos já citados.
Mas além disso, existem shoppings em São Caetano do Sul e grandes varejistas, como o Park Shopping São Caetano, da rede Multiplan (que administra os shoppings Iguatemi, Anália Franco, Morumbi, Vila Olímpia, entre outros), localizado dentro do moderno complexo Espaço Cerâmica. Temos também lojas de varejo como a Leroy Merlin, hipermercados Carrefour, Sonda e Assai.
Diante de tantos indicadores positivos, a sustentabilidade não poderia ser relegada a segundo plano. Investimento na manutenção de praças e parques são constantes, o Plano Diretor, orienta para o uso responsável do solo, há investimentos em ciclovias por toda a cidade, o uso de energia limpa nas edificações públicas, que acaba incentivando as propriedades privadas a fazerem o mesmo, são alguns planos de sustentabilidade da cidade.
Todas essas ações são voltadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores e de quem trabalha na cidade. Em pleno século XXI, o modelo seguido por São Caetano do Sul fará da cidade um exemplo para todo o país.
Atrelado ao ótimo índice de IDH, o mercado imobiliário na cidade é bastante aquecido com um fluxo migratório da capital (SP) e de outras cidades do ABC paulista, mas o Plano Diretor de São Caetano do Sul, que orienta para o uso responsável do solo, precisa ser alterado ou atualizado. Ele restringe, pelo aproveitamento permitido aos terrenos, a construção de edifícios de alta tecnologia para abrigar a demanda de diversas empresas de prestação de serviços em geral, que não encontram mais espaço para se estabelecerem na cidade.
A oferta imobiliária em São Caetano do Sul é bem diversificada para atender diferentes perfis de público: famílias, pessoas solteiras, aposentados, etc. É uma população que busca qualidade de vida devido aos bons índices de segurança, educação, saneamento básico, saúde, transporte público entre outros. A procura é sempre grande, independentemente da época do ano, ou seja, o mercado imobiliário está sempre aquecido, mas com ajuda profissional, é possível encontrar o imóvel ideal para todos os tipos de necessidades.
Entre os bairros mais valorizados da cidade, podemos citar:
Além dos bairros citados, São Caetano do Sul possui outros bairros que oferecem ótima qualidade de vida, comércio variado e com boas características para morar ou montar um negócio, como: Boa Vista, Centro, Fundação, Mauá, Nova Gerty, Oswaldo Cruz, Prosperidade, Santa Maria e São José.
O investimento constante do poder público na melhoria da infraestrutura da cidade é um chamariz que atrai pessoas que buscam qualidade de vida. Empresas de serviços, grandes comércios e investidores imobiliários também são atraídos para impulsionarem seus negócios. Especialistas projetam uma grande valorização do metro quadrado e uma crescente procura por investimento em imóveis no município.
Em relação a expansão imobiliária de São Caetano do Sul – comparada à cidade de São Paulo e outros municípios do Grande ABC – o mercado está permanentemente aquecido, pois a procura pela qualidade de vida que a cidade oferece é bastante atrativa e desperta o interesse das pessoas, seja para moradia como para abrir um negócio.
São Caetano do Sul oferece muitas vantagens para seu crescimento urbano e na qualidade de vida de seus moradores, veja só: baixos índices de criminalidade; muitas áreas verdes; bairros tranquilos; sistema de saúde pública e privada eficientes; transporte público de qualidade (e gratuito!); saneamento básico em toda a cidade; comércio farto e variado e muito mais.
Morar em São Caetano é sentir-se vivendo em uma calma e bonita cidade do interior, porém com a infraestrutura de uma metrópole, ao lado da maior capital da América Latina.
Diante de tantos índices positivos para fixar residência em São Caetano do Sul, por que você não vem explorar a cidade e, quem sabe, acabe encontrando o imóvel dos seus sonhos para poder viver em uma das melhores cidades do Brasil?